História

A Santa Casa de Misericórdia de Buritama foi fundada em 21 de agosto de 1960 pelo Padre Arturo Manilia, mais conhecido como “Frei Marcelo”. Para levantar o prédio do Hospital, o padre Frei Marcelo juntamente com pessoas da sociedade, realizaram campanhas, inúmeras festas e doações comunitárias, que permitiram o avanço das obras e a inauguração oficial do prédio majestoso na Rua Guilherme Guerbas.

O terreno onde está localizado a Santa Casa de Misericórdia, foi doado pelo senhor Francisco Marangoni (hoje in memorian). As primeiras alas construídas, foram: a secretaria, sala para parto, sala para raio x, posto de enfermagem, berçário, dormitórios e cozinha. Em 1979 foi concluído o Centro Cirúrgico Egidio Marangoni, constituído de duas salas para cirurgia, uma sala pré-parto, uma sala para pós-operatório e uma sala dos médicos. Já em 1984 foram construídos seis quartos particulares e em 1986 e 1988 foram construídos a secretaria, sala para reunião e mais três quartos.

Nesses 60 anos de história, muitos anos se passaram, muitos atendimentos foram prestados, grandes problemas foram vencidos e a Santa Casa de Misericórdia de Buritama, continua na luta para manter as suas portas abertas e servir a comunidade, honrando assim, os seus primórdios desejos de seus idealizadores.

PRIMEIROS MÉDICOS

Os primeiros médicos do Corpo Clínico da Santa Casa foram: o Doutor Katsumi Hiraide, Dr. Guilherme Toledo e Dr. Claudomiro J. G. da Cruz. Nos dias de hoje, o nosso Hospital conta com uma equipe de Clínicos Gerais, Cirurgiões, Obstetras, Pediatras, Cardiologistas, Ginecologistas e Radiologistas que estão à disposição da comunidade.

A SANTA CASA É DO POVO!

Cuide de sua Saúde, cuide da Santa Casa de Misericórdia São Francisco de Buritama.